Criação da Paróquia São Lucas na Arquidiocese de Maceió

 



Após 31 anos da realização das primeiras missas no Conjunto Stella Maris, em Maceió, a comunidade de São Lucas foi elevada canonicamente no último sábado (17) à condição de paróquia.

A missa de elevação foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., onde destacou a importância da criação de uma paróquia, cujo padroeiro é médico, em meio a pandemia que estamos passando.

“São Lucas é patrono dos médicos, e a criação hoje acaba sendo uma homenagem a todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente trabalhando para a nossa saúde, dando a vida como o evangelista deu”, destacou.

Seguindo dos ritos litúrgicos, o decreto de criação da paróquia foi lido por Padre Elison Silva, vice-reitor do seminário, que em seguida também proclamou a nomeação do primeiro pároco, Padre José Aluísio. Na frente do santíssimo, ele fez o juramento de fidelidade, e das mãos do metropolita lhe foi entregue as chaves do templo e do Sacrário, e deixada sua responsabilidade a pia batismal e o confessionário.

“É uma alegria para a nossa Arquidiocese. Esta é a 86° paróquia do nosso território, criada dentro do centenário da nossa Igreja particular. Mesmo em meio essa pandemia, Deus nos dá essa alegria”, disse o novo pároco da comunidade.

São Lucas fará divisão com as paróquias de Nossa Senhora da Rosa Mística, na Mangabeiras, e Divino Espírito Santo, na Jatiúca, e terá além da igreja matriz, o Santuário da Virgem dos Pobres, como parte do seu território.

“Estávamos aguardando com expectativa essa noite, nós que fazemos parte do Santuário e que agora estamos juntos da nova paróquia”, disse Edvânia Silva.

Iolanda Soares, membro do Apostolado da Oração, estava no início da comunidade em meados dos anos de 1990. “É uma alegria que percorre uma linha do tempo. As missas eram celebradas no Colégio São Lucas com a intenção de conseguir o terreno para a capela. Tudo no seu tempo e hoje é um momento histórico para nós que estamos desde o começo”.

O passado se encontra com o futuro, como a jovem Milena Machado, crismanda da nova paróquia. “É uma alegria imensa de esta presenciando essa conquista da comunidade. E que a gente possa crescer nos trabalhos missionários em nossa região”.

Fonte:

https://www.centenarioarqmaceio.com.br/noticias/paroquia-de-sao-lucas-patrono-dos-medicose-criada-na-arquidiocese-de-maceio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assembléia de fundação da AMCAL

Festa de São Lucas 2021